Edital

Prefeitura irá licitar a limpeza urbana e rural

No novo contrato consta o aumento no número de funcionários e máquinas que farão os serviços nos bairros

Carlos Queiroz -

Pelotas irá selecionar uma empresa para realizar uma das mais importantes tarefas da administração pública: a limpeza das vias públicas e logradouros. No dia 20 de abril, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) abriu edital de concorrência para a prestação do serviço nas zonas urbana e rural do município. A promessa é de modernização do sistema, com ampliação dos equipamentos e funcionários. A prefeitura abrirá os envelopes das interessadas em substituir a Sersul Limpeza Prestação Ltda no dia 24 de maio, às 9h.

Um dos pontos principais da nova licitação é a aquisição de um caminhão varredor, que retira a sujeira e a puxa para o interior do próprio veículo. Hoje, o processo envolve maior número de máquinas: trator, varredores, retroescavadeira e caçamba. Além disso, a Ssui prevê maior número de máquinas, caminhões e funcionários - de acordo com o secretário Jeferson Dutra, a quantidade vai praticamente dobrar, o que otimizaria o trabalho da limpeza urbana. Outra novidade é a compra de um limpa-praia, veículo que recolhe somente os detritos na areia.

No entanto, o custo dessa modernização é salgado. Na última licitação, feita em 2012, quando a Sersul foi vencedora, o limite do gasto da prefeitura para a limpeza era de R$ 1.091.568,43 mensais. Agora, o valor subiu para R$ 1.870.295,20 - aumento de R$ 778.726,77. Dutra ressalta que esse valor é o que está reservado para o serviço, mas que a empresa selecionada será aquela que ofertar o menor preço e atender as especificações do edital. “Isso se dá principalmente porque a estrutura será reforçada com maior número máquinas, caminhões e funcionários”, diz.

Atividades previstas
►Varrição manual e mecânica das ruas
►Limpeza urbana dos bairros
►Manutenção da área central
►Serviço de roçado rural
►Limpeza do calçadão
►Praças, Rótulas e Canteiros também estão inclusos no edital
►Nos bairros, o Fragata receberá mais um Centro de Operações e Serviços ao Cidadão (Cosacs), contando com duas equipes na limpeza do local
►Ao todo serão sete equipes disponíveis para a cidade
►A contratada deverá iniciar a prestação dos serviços em até 15 dias a partir da data da assinatura do contrato

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